terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dons do Ministério Parte 3

O Pastor (Pastores de seu Rebanho)


I -  Um Ponto Muito importante que devemos observar aqui:
I.       No princípio, a única Igreja local era em Jerusalém.
II.      No princípio os únicos ministros responsáveis pela pregação e ensinamento da Palavra eram os apóstolos do Cordeiro.
III.    A Igreja só começou a estabelecer trabalhos em outros lugares, quando veio a perseguição; quando eles saíram de Jerusalém. (Atos 8.1-4)
IV.    A medida que outros trabalhos começaram a ser iniciados fora de Jerusalém, quando questões doutrinárias se levantavam, os discípulos voltavam a Jerusalém para tratar desses assuntos.
(Atos 15.1-6; 22-30).

OBS1: Nos primeiros estágios de desenvolvimento da Igreja, todos os dons do ministério trabalhavam juntos, para decidir a doutrina (ensinos da Igreja Universal).

V.     Então quando eles iniciavam um novo trabalho, eles escolhiam um ou mais homens mais velhos na congregação para supervisionarem o trabalho.

  1. Essas pessoas eram: Anciãos ou Presbíteros. A palavra grega “presbítero” (ou ancião)
literalmente significa uma pessoa mais velha.
  1. Eles eram colocados nas congregações até que os dons do ministério pudessem se desenvolver.

» Algumas pessoas caem em erro quando dizem: “Queremos uma Igreja como a Igreja Primitiva, vamos colocar anciãos ou presbíteros para governar a Igreja”.

»» A Igreja hoje não está mais num estado de infância. Os dons ministeriais já tem sido desenvolvidos na Igreja. Então não é bíblico colocar anciãos no lugar dos pastores. (Embora alguns anciãos e presbíteros depois de um amadurecimento fossem colocados no ofício pastoral).

» Já a palavra grega “episkopos” significa: Bispo, Superintendente, Supervisor.

»» Então todos esses termos: Anciãos, Presbíteros, Bispos, Superintendentes, Supervisores, estão descrevendo o ofício pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário